[Resenha] O Livro Dos Vilões (Vários Autores)
- Elisa Flemer
- 30 de ago. de 2015
- 3 min de leitura

Título: O Livro Dos Vilões
Autores: Cecily von Ziegesar
Carina Rissi
Diana Peterfreun
Fábio Yabu
Editora: Galera Record
Páginas: 320
Sinopse:
Organizado da mesma forma que O livro das princesas – também com o esquema de dois populares autores nacionais, e dois nomes famosos do exterior – O livro dos vilões reúne estes autores para uma coletânea de contos sobre vilões icônicos dos contos de fadas. As irmãs de Cinderela? Malévola? Madrastas e lobos? Carina Rissi, Cecily Von Ziegesar, Diana Peterfreund e Fábio Yabu estão aqui com a mensagem: este não é um livro tão bonzinho quanto o seu antecessor.
- Resenha -
Recontar contos de fadas está na moda, fazer filmes então... A Nova Cinderela, Outro Conto da Nova Cinderela, Encantada, etc. O problema é que essas histórias normalmente não oferecem nada novo, são todas extremamente iguais. Sempre falta originalidade.
Porém, O Livro Dos Vilões me surpreendeu. Ambientou contos clássicos na nossa era, com referências do nosso mundo (autores famosos, filmes, tecnologia), trazendo a história de forma mais realista e nos deixando mais à vontade.
#stepsisters - Sobre Sapatos e Selfies
O remake de Cinderela foi o único conto que eu não gostei. Escrito por Cecily von Ziegesar, conta a história de Cindy, uma garota louca por sapatos atormentada por suas meia-irmãs Nastia e Dizzy.
Cindy, outrora humilde e boa, ao conseguir toda a pompa com sua "fada madrinha", vira uma versão pior do que suas irmãs.
Acredito que a ideia do livro era nos mostrar um outro lado dos vilões, uma razão para as atrocidades que cometeram. Porém, as supostas vilãs viraram vítimas, Cindy se transformou num monstro vingativo e no fim, nada mudou.
O lado bom é que foi curto, e os outros contos compensaram o fiasco do primeiro.
Menina Veneno
Contado em primeira pessoa por Malvina Neves, uma modelo famosa, a narrativa discorre com uma conversa amigável e divertida com a suposta malvada bruxa da Branca de Neve.
Decidida a mostrar quem é realmente a vilã, Carina Rissi constroe Bianca Neves como uma garota relaxada e fútil, sonsa até demais. Malvina foi extremamente bem construída, porém Bianca não.
Malvina parece sempre ter odiado a enteada por conta de sua despreocupação com a vida e todo o mimo que recebe. Porém, o clímax de seu ódio acontece quando Bianca "rouba" seu ficante. Então, Malvina resolve dar sumiço na garota, para restaurar a paz em sua vida. Simples, né?
Foi uma história longa e cansativa, mas o final até que foi satisfatório. Entretanto, a mensagem que Carina queria passar não foi transmitida.
Quanto Mais Afiado O Espinho
Esse foi ótimo. Diana Peterfreund conseguiu compensar os dois últimos contos! Malena é uma bruxa, discriminada e odiada pela cidade onde vive. Porém, resolve começar o Ensino Médio como uma garota qualquer, fazer amigos e ser popular pelo menos uma vez na vida.
No entanto, logo seus sonhos acabam. Quando algumas garotas descobrem quem ela realmente é, sua vida vira um inferno, principalmente quando tem o "namorado" roubado pela nova garota do colégio Rose, com seus cabelos dourados e cacheados.
Teve uma boa construção de história e eu me apaixonei pela Malena, foi com certeza uns dos melhores.
A Menina e O Lobo
O melhor! Deixaram o melhor para o final!!
Fábio Yabu é um escritor maravilhoso que criou uma história maravilhosa e encantou todos que leram o conto!
O mundo dos contos de fadas é quase uma distopia, com todos os personganes obedecendo e temendo o Narrador, a consciência Onipresente que controla todas as histórias. O Lobo Mau, cansado de tudo o que sofre quando encena sua história, resolve fugir.
E então ele vem para o nosso mundo, conhece uma menininha e o mundo ganha cor. É só isso que posso te contar, para não estragar a história.
Recheado de referências atuais (por ser um livro de 2015), você vai ler sobre J.K Rowling, Frozen e mais. Com uma pequena analogia à religião, A Menina e O Lobo é um livro que baseia-se na amizade, amor e sacrifício. Nos mostra a importância da esperança.
Lindo, simplesmente lindo. Uma história que te fará refletir e sorrir muito!
Classificação: 4,0 (0 a 5)
Comentários