top of page
Buscar

[Resenha] Não Deixe O Sol Brilhar Em Mim - Evandro Raiz Ribeiro

  • Foto do escritor: Elisa Flemer
    Elisa Flemer
  • 21 de jun. de 2015
  • 3 min de leitura

Nao-Deixe-o-Sol-Brilhar-Sobre-Mim_JPG (1).jpg

Nome: Não Deixe O Sol Brilhar Em Mim

Autor: Evandro Raiz Ribeiro

Editora: Editora Dracaena

Páginas: 308

Classificação: ***

Sinopse

"...Dentro do carro, Gertrudes esperava impacientemente, e o dia começou a escurecer, dando lugar à noite. Ouviu um estrondo vindo de dentro casa e, logo em seguida, tiros e gritos horríveis, muitos gritos, agonizantes. Pensou em fugir, tinha que sair o mais rápido possível dali. Ia abrir a porta do carro, mas a porta da casa se abriu antes e viu surgir lá de dentro, olhos azuis brilhantes, incandescentes. Como da outra vez, seus membros não lhe obedeciam, um calafrio percorreu seu corpo, quis gritar, mas não tinha voz. A porta do carro foi arrancada e jogada longe, garras poderosas a envolveram, ela, então, perdeu os sentidos..."

Mistura de realidade e ficção, uma história de amizade e descobertas da adolescência. Apesar de todas as pistas que estavam bem à sua frente: nunca comer nem beber nada, não entrar sem ser convidada, nunca terem se encontrado durante o dia.


Dennis não pôde acreditar que aquela garota por quem tinha se apaixonado possuísse um segredo tão terrível. Não Deixe o Sol Brilhar em Mim é uma história de vampiros em que a fuga da solidão ultrapassa o limite do sobrenatural.


A Trama

Dennis acaba de perder seus pais e se mudar para o ABC paulista, com seus tios e o primo, Otavinho. Com uma tia que o odeia, valentões na escola e uma saudade inconsolável, ele acaba conhecendo Valquíria, uma menina diferente.


Eles apaixonam no mesmo momento e ele continua voltando para a praça em que se conheceram querendo vê-la de novo, sem sucesso. Percebe que a casa dela é em frente a tal praça, mas parece sempre fechada, até que um dia, no fim de tarde, ela dá as caras.


Eles começam uma espécie de amizade que cresce para namoro, mas só se veem a noite. Além disso, Valquíria tem algumas manias estranhas, como só entrar num lugar após ele convidá-la e não comer nada a não ser sua dieta especial. Na verdade, ela é uma vampira.


Dennis não suspeita de nada e eles continuam se encontrando. Então, a tia de Dennis, Gertrudes, tenta intoxicá-lo com um patê estragado, e ele vai para o hospital. Quando Valquíria fica sabendo do ocorrido, dá uma lição em Gertrudes e em todos os outros que mexeram com Dennis.

Opinião

É um livro brasileiro e antigo, onde ainda não existem muitas televisões a cores e eles compram discos de vinil em lojas para tocar em suas vitrolas. Apesar disso, a história é muito legal. O único problema é que tomou um rumo erótico.


Dennis tem 14 anos (eu acho) e Valquíria aparenta ter 13 e temos descrições detalhadas de sexo e outras coisas do tipo, o que eu não gostei nem um pouco. Em parte, esse livro é uma investigação, para descobrir quem cometeu todos os assassinatos (no caso Valquíria), o que todos nós já sabemos, pois acompanhamos os assassinatos.


Se tivesse ficado só nos beijinhos e palavras doces, eu até perdoaria as explicações desnecessárias no decorrer do livro, mas temos um relacionamento de adolescentes de no mínimo dezesseis anos (como Divergente, Jogos Vorazes, etc.), onde esse tipo de escrita é permitido, devido a idade dos protagonistas... Mas não para essas "crianças" que tem a primeira vez com 14 anos!


E por mais que isso aconteça muito hoje em dia, não acho adequado pára um livro, mas fica a opinião de cada um!


 
 
 

Comentarios


Posts Recentes 
bottom of page