[Resenha] Feios (Livro 1) - Scott Westerfeld
- Elisa Flemer
- 21 de jun. de 2015
- 3 min de leitura
Nome: Feios
Série: Feios
Autor: Scott Westerfeld
Editora: Galera Record
Páginas: 415
Nota: **** (0-5)
Sinopse:
Tally está prestes a completar 16 anos, e ela mal pode esperar. Não por sua carteira de motorista – mas para se tornar bonita. No mundo de Tally, seu aniversário de 16 anos traz uma operação que torna você de uma horripilante pessoa feia para uma maravilhosa pessoa linda e te leva para um paraíso de alta tecnologia onde seu único trabalho é se divertir muito. Em apenas algumas semanas Tally estará lá.
Mas a nova amiga de Tally, Shay, não tem certeza se ela quer ser bonita. Ela prefere arriscar sua vida do lado de fora. Quando ela foge, Tally aprende sobre um lado totalmente novo do mundo dos bonitos – que não é tão bonito assim. As autoridades oferecem a Tally sua pior escolha: encontrar sua amiga e a entregar, ou nunca se transformar em uma pessoa bonita. A escolha de Tally faz sua vida mudar pra sempre.
A Trama:
Li algumas resenhas antes de postar essa, a maioria dizendo que achava que Feios seria como Jogos Vorazes. Bem, não tem nada a ver. É um livro de ficção, é um futuro pós-apocalíptico, existem dezenas de livros assim! E, bem, não é tão bom como Jogo Vorazes, porém, ainda é um livro interessante.

Devido ao preconceito e racismo humano, a sociedade se destruiu. Então, sobraram as Ruínas e alguns grupos sobreviventes, que começaram a reconstruir a sociedade. Então, cidades foram formadas, adotando um sistema quase padrão de leis. Bem, uma delas é que todo mundo tem que ser igual, isto é, perfeito.
Numa das comunidades, a sociedade é dividida em Vila Feia, Nova Perfeição e um espaço para os "coroas", onde você vive até até os 12 anos. Porque, nessa idade, você é feio, e deve morar em Vila Feia. Porém, aos 16 anos, você receberá uma cirurgia que te deixará perfeito. Seus ossos serão trocados, sua pele melhorada e seus lábios e olhos aumentados, então, você poderá morar em Nova Perfeição, com festas todas as noites e diversão sem fim.
Porém, algumas pessoas não querem a tal cirurgia, não concordam com as leis e com toda essa estrutura baseada em estética, e prefere fugir para a Fumaça, um grupo rebelde de adolescentes que vivem no campo, longe da cidade.
Tally Youngerblood tinha o sonho de virar perfeita e casar-se com seu amigo ex-Feio Peris, porém, ao conhecer Shay, uma menina determinada e rebelde, seus pensamentos começam a mudar.
Uma noite antes de sua cirurgia, Shay conta a Tally que pretende virar uma Enfumaçada e pede para a amiga ir com ela. Tally nega e Shay foge sozinha.
No dia da cirurgia de Tally, a garota é desviada de sua rota e levada às Circunstâncias Especiais, uma organização secreta, encarada como lenda pela população, que visa continuar a estabelecer seu governo opressor.
Tally conhece uma mulher perversa que quer, a todo custo, encontrar a Fumaça e trazer todos de volta. Seu peão é Tally, que deverá ser uma espiã do governo se quiser tornar-se perfeita. Tally tem uma escolha a fazer; Ficar Feia para sempre? Ou trair a amiga e o resto dos Enfumaçados?
Opinião:
Feios foi um livro que, a primeira vista, me agradou, mesmo sendo um pouco parado às vezes. Porém, não é um livro incrível, e sim uma obra para se ler enquanto está na sala de espera de uma clínica.
A premissa é boa, porém o autor não soube utilizá-la corretamente, prejudicando todo o conceito de um mundo onde a estética prevalece. A
Além disso, a escrita em terceira pessoa ficou um pouco distante. Eu sempre prefiro um livro em primeira pessoa, mas alguns livros conseguem se expressar claramente me terceira; infelizmente, não é o caso.
Um dos pontos negativos que eu identifiquei foi a falta de personalidade de alguns personagens. Além dos rebeldes, que não se opuseram a nada. Não é o mesmo de Jogos Vorazes e Divergente, onde as pessoas fazem algo, lutam e desafiam. Não. Esses só baixam a cabeça.
No entanto, foi uma boa leitura e pretendo ler a continuação, talvez Scott melhore sua escrita e estruturação de ideias ao longo dos livros, chegando aos pés de Jogos Vorazes.
コメント