[Resenha] A Marca de Atena - Rick Riordan
- Elisa Flemer
- 1 de jun. de 2015
- 3 min de leitura

CONTÉM SPOILERS DOS LIVROS ANTERIORES!
Autor: Rick Riordan
Editora: Intrínseca
Páginas: 480
Classificação: **** (0-5)
Sinopse:
Annabeth está apavorada. Justo quando ela está prestes a reencontrar Percy - após seis meses afastados por culpa de Hera -, o Acampamento Júpiter parece estar se preparando para o combate. A bordo do Argo II com os amigos Jason, Piper e Leo, ela não pode culpar os semideuses romanos por pensarem que o navio é uma arma de guerra grega: afinal, com um dragão de bronze fumegante como figura de proa, a fantástica criação de Leo não parece mesmo nada amigável. Annabeth só pode torcer para que os romanos vejam seu pretor Jason na embarcação e compreendam que os visitantes do Acampamento Meio-Sangue estão ali em missão de paz. Os problemas de Annabeth não param por aí - ela carrega no bolso um presente da mãe, que veio acompanhado de uma ordem intimidadora: Siga a Marca de Atena. Vingue-me. A guerreira já carrega nas costas o peso da profecia que mandará sete semideuses em busca das Portas da Morte. O que mais Atena poderia querer dela? O maior medo de Annabeth, no entanto, é que Percy tenha mudado. E se ele já estiver habituado demais aos costumes romanos? Será que ainda precisará dos velhos amigos? Como filha da deusa da guerra e da sabedoria, Annabeth sabe que nasceu para liderar; no entanto, também sabe que nunca mais vai querer viver sem o Cabeça de Alga.
A Trama
Nesse terceiro livro, começamos com a preparação no Acampamento Júpiter para a chegada do Argo II (navio voador). Annabeth finalmente encontra Percy e as negociações pra deter Gaia começam.
Tudo vai bem até que Leo começa a bombadear o acampamento. Assim, sentindo-se traídos, os romanos atacam a tripulação, e eles fogem rumo às terras antigas, onde Annabeth deverá seguir a Marca de Atena, em Roma, achar a Atenas Partenos (estátua) no covil da tecelã e conseguir a paz entre gregos romanos, pois só assim poderão derrotar a Deusa Da Terra.
"Uma vez no Mediterrâneo – o Mare Nostrum – eles estariam nas terras antigas. Se as lendas eram verdadeiras, sua missão tornaria-se dez vezes mais perigosas. - pág. 215"
Porém, logo descobrem que Nico di Angelo foi pego por dois gigantes e está preso num jarro, sobrevivendo com um transe da morte e sementes de romã do Mundo Inferior. E tem somente mais alguns dias de vida, além disso, será essencial para a missão.
Com os dias contados, os semideuses deverão conseguir resgatar o filho de Hades e achar a estátua perdida, em poucos dias, ou seu acampamento será destruído, Gaia assumirá o poder e o mundo estará acabado.
OPINIÃO
Fiquei muito, muito, muito feliz ao saber que teríamos uma junção de todos os heróis! Esse livro é tenso, pois temos um número contado de dias, e Gaia parece querer piorar tudo! As paixões ficam maiores e as dúvidas entre casais também.
Além disso, temos uma suposta "rivalidade" entre Jason e Percy, que disputam a liderança da missão, sendo os dois filhos dos Três Grandes. Também acaba havendo um "estranhamento" no navio, principalmente em relação a Leo, que foi o responsável pela "traição" aos romanos. Porém, se quiserem triunfar, terão que trabalhar juntos.
"Jason entendeu imediatamente. Ele riu e Percy sentiu uma faísca de amizade. Esse cara pensava igual a ele sobre muitas coisas. - pág. 352"
Percy está mais habilidoso e Rick descreve melhor as batalhas, sem medo de mostrar o sangue. Estamos todos amadurecendo. Os poderes de todos cresceram, e a cada minuto, eu percebia como Annabeth é sortuda de ter um namorado poderoso, preocupado e líder como Jackson.
" - Percy é o semideus mais poderoso que eu já conheci. Sem ofensa à vocês, mas é verdade. - Nico (pág. 382)"
Foi um livro um pouco chato no começo, já que a maior parte passava-se no navio, no entanto, acredito que foi uma obra de transição, de união de dois "grupos" diferentes. Se o objetivo de Rick era me deixar super hiper mega ansiosa pelo próximo livro, ele fez isso com maestria.
Já no final do livro, a tensão chega ao limite, com muitas lutas e derrotas. Não foi o melhor da série, mas despertou minha paixão por Percy novamente.